Escola de Pedro Nunes


Go to content

Carta aos Pais

Carta aos Pais
Outubro 2012

Caros Pais,

Nestes tempos difíceis para todos, em que só se ouvem adversidades, podemos congratular-nos com os resultados dos nossos alunos. Estou a falar-vos do ranking dos exames dos alunos do 6º ano, que foram esta semana anunciados.

Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Educação, trabalhados pela Universidade Católica do Porto e publicados no semanário “O Público”, a nossa escola encontra-se em 23º lugar num total de 1136 escolas a nível nacional, do setor privado e público. No concelho de Lisboa ficamos em 4º lugar do geral das médias, mas em 2º lugar a matemática e 7º em língua portuguesa.

Obviamente, que rankings valem o que valem, mas de qualquer modo, não deixa de ser um orgulho ver reconhecido o trabalho e empenho de todos os membros da nossa comunidade, especialmente alunos e professores.

São notícias como esta que dão alento e motivação para seguir em frente, sempre em busca do desenvolvimento, da criatividade e do melhoramento, pois nada é estático e muito menos tudo o que se relaciona com crianças e ensino.

Somos uma pequena comunidade, mas com um longo historial desde 1933 e nestes últimos 15 anos, ao lado do Luís João e com a sua incansável dedicação, temos tentado honrar a tarefa de
fazer navegar este barco, umas vezes em águas turbulentas outras em acalmia, mas sempre com a mesma determinação e objetivo: contribuirmos para a formação académica e pessoal das crianças que nos são confiadas. Tal tarefa só tem sido possível com o apoio daqueles colaboradores, que ao longo dos anos, têm “vestido a camisola” ao entenderem e comungarem da nossa filosofia.

Estou grata a todos aqueles que no dia-a-dia me têm ajudado a crescer, como pessoa e como profissional, com os seus agrados e as suas críticas. Assim, continuarei a fomentar na nossa escola, valores pessoais e relacionais de exigência, de civismo, de respeito, de motivação e positivismo.

Termino com uma citação de Kipling:

Se encarregas um homem de fazer mais do que pode, ele o fará. Se somente o encarregas do que pode fazer, ele nada fará.

Parabéns a todos e bem-haja.

Isabel Costa Martins
(Directora Pedagógica)


Lisboa, 17 de outubro de 2012






Carta aos Pais
Novembro 2010

Caros Pais

No mês passado, tive o prazer de participar no Colóquio Internacional, sobre Leitura, Investigação e Ensino.
Pela 1ª vez, foi feita uma abordagem investigacional, a nível neurológico, psicológico e pedagógico.
As conclusões retiradas são que a aprendizagem da Leitura é mais funcional, se conseguirmos ativar mais centros neurológicos cerebrais. Esta conclusão parece compreensível e lógica, mas só recentemente ela foi comprovada cientificamente.
Isto significa se recorrermos à função auditiva e não só à visual, as crianças apresentam maior facilidade na aprendizagem da leitura. Ou seja, quanto mais cedo for desenvolvida a consciência fonológica das crianças, maior facilidade vão ter na leitura e subsequentemente na escrita.
Eu atrevo-me a acrescentar, que se à parte visual e auditiva, acrescentarmos a motora e a emocional, os resultados são significativamente mais positivos.
A minha satisfação foi grande ao ouvir distintos especialistas como, Charles Perfetti, Laurent Cohen, José Morais, Armanda Costa, entre outros, dizerem estar cientificamente comprovado a eficiência de metodologias, que tudo têm a ver com o que há 15 anos ando a aplicar e aperfeiçoar, na nossa Escola.
Falta-me, pois, dar o próximo passo que é a creditação cientifica do Método LELI, o método de aprendizagem da leitura e escrita da nossa escola.
Outros passos se seguirão, pois o ensino é isso mesmo
, uma constante escalada, de processo moroso e com alguns tropeções, mas sempre com o mesmo entusiasmo, de chegarmos ao fim e ao olharmos para trás, vermos quantas marcas sólidas deixámos pelo caminho.

Cumprimentos

Isabel Costa Martins
(Directora Pedagógica)



Home Page | A Escola | Geral | Inscrições | Avisos | Carta aos Pais | Galeria | Contactos | Ligações | Protocolos | Site Map


Back to content | Back to main menu