Escola de Pedro Nunes


Go to content

Ideário

A Escola

Ideário


A ESCOLA


Como Centro Educativo, estamos ao serviço dos Alunos, procurando despertar e promover o desenvolvimento integral e harmónico do indivíduo, tendo em conta as exigências sempre novas da condição de criança e jovem.

O Aluno é o centro do processo educativo.
Entendemos a educação como um processo que leva o aluno a centrar o seu desenvolvimento não nas coisas, mas na aquisição de uma consciência pessoal e social, de liberdade responsável e criadora, de uma capacidade de relacionamento e participação, orientando o seu desenvolvimento para o serviço à sociedade.

Um dos valores mais fortes, necessários e urgentes de cada indivíduo é a Educação. Ela não se limita ao período escolar, nem se esgota no tempo da juventude. Reconhecemos de forma inequívoca que os jovens podem encontrar respostas sistemáticas às necessidades da sua idade evolutiva dentro da Escola, onde lhes é transmitida uma conceção do mundo, da história e dos valores humanos. Deste modo visamos a formação do educando, mediante o desenvolvimento harmonioso, livre e original das suas qualidades a diferentes níveis.

Todas as pessoas são diferentes umas das outras qualitativa e quantitativamente, pelo que a Escola deve ajudar cada aluno a desenvolver as suas capacidades, sem educar na igualdade, mas oferecendo as mesmas oportunidades para cada um ser diferente, eliminando a competitividade e promovendo a individualidade dentro do grupo e para o grupo.

O PROFESSOR


Cabe ao professor não só a
facultação da transmissão de conhecimentos, mas também ser o agente de transformação e integração dos alunos, enquanto ser individual, pertencente a um grupo social. Para tal, há que flexibilizar os currículos e as metodologias, com adaptações e caminhos opcionais, reforçando os recursos e os apoios e acrescentando sempre, novos saberes.

São primordiais, nos adultos, as
atitudes e práticas dos valores cívicos e morais, expressas de modo fluído e interiorizado, a fim de os testemunharem aos alunos.

O
carinho, o respeito e a exigência devem ser práticas diárias de cada um e entre todos.
A
valorização dos grandes e pequenos gestos, não deve ser esquecida, mas sim aproveitada como motivadora para ultrapassar dificuldades e discórdias.

No dia a dia devemos ter consciência e ter como objetivos nossos, para implementar nos alunos, os seguintes princípios:

Exigência vs facilitismo
Conhecimento vs ignorância
Excelência vs mediocridade
Consistência vs frouxidão
Seriedade vs golpada
Honra vs falsidade
Trabalho vs mandriice
Honestidade vs aldrabice
Lealdade vs oportunismo
Respeito vs incorreção
Cortesia vs indelicadeza
Carinho vs agressividade
Paciência vs brusquidão


Home Page | A Escola | Geral | Inscrições | Avisos | Carta aos Pais | Galeria | Contactos | Ligações | Protocolos | Site Map


Back to content | Back to main menu